Potencialidades e desafios da economia piauiense: uma análise insumo-produto
Descrição: O Estado do Piauí possui inúmeras potencialidades, dentre elas: agroindústria, agronegócio, extrativismo, apicultura e meliponicultora, energia renovável (eólica, solar e hidrelétrica), cajucultura, pesca, psicultura e aquicultura, indústria, zona de processamento de exportação (ZPE) e arranjos produtivos locais. Por outro lado, também conta com alguns desafios, tais como: estímulo à diversificação econômica com geração de renda e inclusão produtiva, atendimento às infraestruturas sociais básicas, conservação de ecossistemas naturais, dentre outros. Logo, considerando esses elementos, para alcançar um desenvolvimento sustentado, deve-se considerar o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção ao meio ambiente. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar a estrutura produtiva do estado do Piauí no período recente, levando-se em consideração a produção, o emprego e a renda. Para tanto, serão estimadas matrizes insumo-produto (MIP) para o Piauí para anos recentes. As análises contribuirão para auxiliar na avaliação de políticas de planejamento do Estado do Piauí.
Mariscar: saberes, tecnologias sociais e comunidades tradicionais
Descrição: O Projeto Mariscar tem por objetivo investigar as relações socioambientais, os saberes e as tecnologias sociais utilizadas por mulheres na pesca artesanal de mariscos em Ilha Grande e Luiz Correia no Piauí, a fim de valorizar seu conhecimento tradicional. O Estado do Piauí possui comunidades tradicionais pesqueiras que tem na pesca artesanal elemento preponderante do seu modo de vida, onde há desenvolvimento de atividades produtivas, preservação, abrigo e reprodução das espécies e de outros recursos necessários à sua sobrevivência, bem como à sua reprodução física, social, econômica e cultural, de acordo com suas relações sociais, costumes e tradições. Há um modo de fazer e um saber próprio nas relações entre os povos tradicionais e a natureza.
Renovar: Geração de energia renovável e suas contradições
Descrição: O estado do Piauí vem ocupando papel de destaque no cenário nacional, devido ao seu potencial para geração de energia eólica, solar e, mais recentemente, de hidrogênio verde (H2V). Assim, o Projeto "Renovar: Geração de energia renovável e suas contradições" pretende analisar os caminhos das energias renováveis eólica, solar e o hidrogênio verde nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande e Luís Correia no estado do Piauí, frente às mudanças climáticas, buscando compreender as contradições e os impactos decorrentes deste processo de produção energética nos modos de vida das comunidades do entorno. O estudo de justifica devido às características peculiares da região da Planície Litorânea, com elevado número de comunidades tradicionais (pescadores, marisqueiras, extrativistas, catador(a) de caranguejo, dentre outros) que vivem na referida região, preservando seu meio de reprodução social e uso comunal, além de estarem em condições de vulnerabilidade e, tradicionalmente, se encontrarem em conflito com grandes projetos de desenvolvimento.